Vinte mil pessoas foram ao Jockey no último dia de balonismo

0
1572

Depois de quatro dias de provas, encerrou na tarde desta terça-feira (17), o 7º Festival Internacional de Balonismo e 2º Campeonato Gaúcho de Balonismo, realizados em comemoração ao aniversário de 158 anos de Santa Maria. Os balões se despediram da cidade com o Voo Fiesta, reunindo cerca de 20 mil pessoas no Parque da Jockey Clube. O sétimo e último voo competitivo decolou no início da manhã e os vencedores foram conhecidos logo após o meio-dia, em cerimônia que contou com a presença do prefeito municipal, Cezar Schirmer.

O evento, promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com realização da Strategie Balonismo e Infláveis e Federação Gaúcha de Balonismo (FGB), contou com a participação de competidores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Segundo os organizadores, mesmo com o cancelamento das provas e da programação paralela no domingo (15), devido ao mau tempo, o público não decepcionou. Nos três dias de evento, mais de 70 mil pessoas passaram pelo Parque da Jockey Clube.

Vinte mil pessoas foram ao Jockey no último dia de balonismo O grande campeão, tanto do 2º Campeonato Gaúcho, quanto do Festival Internacional de Balonismo, foi o paulista Cristiano Almudin, federado em Torres (RS). O piloto conquistou o primeiro lugar nas duas competições (confira classificação abaixo). “Esta é a primeira vez que venho competir em Santa Maria. O campeonato está muito bem organizado, tanto na parte técnica quanto na realização das provas. A acolhida do público foi sensacional”. Almudim declarou a intenção de voltar em outros eventos voltados ao balonismo realizados em Santa Maria. “Estou impressionado com a receptividade das pessoas ao esporte. Volto com certeza”.

Após um almoço oferecido aos participantes, os troféus foram entregues em cerimônia realizada no Cerrito. O prefeito Cezar Schirmer, acompanhado pelo secretário de Esporte e Lazer, Erony Paniz Junior, confraternizou junto com balonistas e organizadores do evento. Referindo-se ao sucesso do projeto, o prefeito declarou: “O Festival de Balonismo é um marco notável em Santa Maria. Um evento que atinge o imaginário da cidade e já faz parte do calendário da nossa programação de aniversário. Agradecemos aos participantes e ao grande público que prestigiou o evento”.

Vinte mil pessoas foram ao Jockey no último dia de balonismo O coordenador do evento, Eduardo Melo, que contou ainda com programação paralela, como o Chimarock e exibição de balões temáticos, destacou a estrutura do Festival de Balonismo. “Este é um evento consolidado. Balonistas do país inteiro querem voar aqui. Agradecemos à prefeitura e principalmente ao prefeito Cezar Schirmer, por incentivar e dar continuidade a esse projeto que este ano chega a sua sétima edição e apresenta crescimento constante, tanto na infraestrutura que o Parque da Jockey Clube oferece, quanto no nível das competições e dos competidores”, afirmou. O diretor técnico da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), Marcos Bonimcontro, também participou da cerimônia de premiação.

Confira os vencedores da competição:

2º Campeonato Gaúcho de Balonismo
1º lugar: Cristiano Almudim (Torres/RS)
2º lugar: Giovani Pompermaier (Torres/RS)
3º lugar: João Vitor Justo (Torres/RS)

Classificação Geral do 7º Festival Internacional de Balonismo

1º lugar: Cristiano Almudim (Torres/RS)
2º lugar: Homero Antunes (São Paulo/SP)
3º lugar: Giovani Pompermaier (Torres/RS)
4º lugar: João Vitor Justo (Torres/RS)
5º lugar: Reni Pinho (Torres/RS)

Concurso premiou crianças com voos de balão

Um concurso de desenho promovido pela Prefeitura premiou duas alunas com voos de balão pelo céu de Santa Maria na tarde desta terça-feira (17). Bruna Leal, de 11 anos e aluna da Escola Batista Paulo de Tarso, e Mariana Militz, de 8 anos, matriculada no Colégio Marco Polo, tiveram seus desenhos escolhidos por uma comissão avaliadora. Os trabalhos foram executados pelas meninas enquanto se divertiam na Brinquedoteca, localizada no Centro Administrativo Municipal. Os desenhos vencedores, retratando a cidade com balões no céu, foram publicados e podem ser vistos estampados nos carnês do IPTU.

Comentários

comentários