Margeado pelas rodovias RSC 287 e RSC 453, o município de Venâncio Aires está localizado na confluência dos Vales do Taquari e do Rio Pardo. Na principal via de entrada à cidade, o Acesso Dona Leopoldina, o visitante é saudado pelo pórtico que identifica o título de Capital Nacional do Chimarrão. As mãos que oferecem a cuia simbolizam a hospitalidade do povo venâncio-airense e o hábito do chimarrão, instrumento de integração e amizade.

No trajeto, avista-se o Parque Municipal do Chimarrão, uma belíssima área com muito verde e infraestrutura para lazer e eventos. No coração da cidade, a imponente Igreja Matriz São Sebastião Mártir, considerada a segunda maior da América Latina no estilo neogótico, encanta pelo seu estilo arquitetônico e lindos vitrais. No entorno, a Praça Thomaz Pereira reúne os principais atrativos temáticos do chimarrão, a destacar um coreto, com palco em formato de chaleira e o Chimarródromo, uma estrutura metálica em forma de cuia. Incorporado ao espaço, o Largo do Chimarrão, caracterizado por um calçadão arborizado e bares, é um dos pontos preferido para o chimarrão nos finais de semana.

Complementa o tour urbano, a visitação ao Museu de Venâncio Aires, instalado no Edifício Storck, um dos primeiros prédios com mais de um pavimento no município. Tombado como Patrimônio Histórico pelo município (2001) e IPHAE (2012). A entidade promove exposições temáticas e reúne expressivo acervo de peças, objetos e documentos. Para as compras de artesanato e suvenir da Capital Nacional do Chimarrão, as opções são a ARTEVA e Casa do Artesão, localizados próximos ao Centro de Atendimento ao Turista – CAT.

O município também oferece diversificado comércio e opções em bares, cafeterias, sorveterias e restaurantes.

Ainda na temática do chimarrão, o município é sede da Escola do Chimarrão, projeto cultural itinerante que leva a cultura do chimarrão além-fronteiras. A escola possui um espaço físico de visitação, no interior do município, em Linha Travessa, na região dos ervais. Na RSC 287, principal via de acesso à cidade de Porto Alegre e região central do RS, dois paradouros (km 74 e 78) oferecem todos os apetrechos para a preparação do chimarrão, desde a erva-mate aos mais diferentes tipos de cuias, bombas, térmicas e suvenirs.

A cobertura do 3º Festival de Balonismo de Venâncio Aires pelo Blog do Balonismo tem a apoio da Jung Balonismo Aventura, Farmácia Drogafarma de Venâncio Aires, JM Automóveis, a esquina dos bons negócios em Venâncio e da Construtora Monte Bello.

Comentários

comentários