Torres comemora 30 anos do maior festival de balonismo da América Latina

0
6702

A Prefeitura Municipal de Torres em parceria com a Air Show promoverá esse ano a 30ª edição do Festival Internacional de Balonismo, considerado o maior evento do ramo da América Latina. O festival, que ocorrerá entre os dias 27 de abril e 1º de maio no Parque do Balonismo, é realizado nesse formato em apenas outros dois lugares do mundo: nos Estados Unidos, em Albuquerque, e na Suíça, em Chateau D’Ouex.

O sucesso das muitas edições do evento consolidou Torres como a capital brasileira de balonismo, além de colocar o município em uma posição de destaque no cenário internacional.

Hoje o festival é o principal evento promovido pelo município. A 30ª edição contará com cerca de 60 balões, sendo alguns deles balões de forma. A programação terá ainda grandes atrações musicais como os shows nacionais com Fernandinho, Lucas Lucco, Raça Negra e Nando Reis, além de bandas locais e atrações culturais. Em breve será divulgada a programação completa do evento.

Conheça um pouco da história do Festival:

O Festival de Balonismo em Torres iniciou por acaso. Em 1989, durante os preparativos da II FEBANANA, festa anteriormente realizada no município, os organizadores resolveram inovar e trazer alguns balões para a divulgação do evento. O interesse do público pelos balões foi tanto que, em outubro daquele ano, surge o 1º Festival Sulbrasileiro de Balonismo em Torres. A FEBANANA não foi mais realizada no município, enquanto que o Festival de Balonismo passou a ser promovido anualmente, tornando-se o principal e mais tradicional evento da cidade.

A 1ª edição do Festival foi um verdadeiro sucesso. Contou com a participação de 10 enormes e coloridos balões e chamou a atenção principalmente por se tratar de um evento inédito no sul do país. Jornais expoentes do Rio Grande do Sul divulgaram e destacaram a iniciativa, possibilitando que pessoas de todo o Estado conhecessem o evento.

Antigamente o festival era realizado em outubro. No entanto, os ventos da primavera atrapalhavam um pouco a competição, impedindo os balões de alçarem vôo em muitas provas, motivo pela qual a data foi alterada.

A cada ano que passa aumenta o número de balões no evento, colorindo ainda mais o céu de Torres. Balonistas e suas equipes também ganham a empatia do público que, gradativamente, cresce a cada nova edição do festival.

 A cobertura do 30º Festival Internacional de Balonismo de Torres pelo Blog Balonismo tem o patrocínio da Nossa Casa Imóveis, RVB Balões e Infláveis Promocionais, Planta Consultoria Ambiental, Construtora Monte Bello, Omega Balonismo, Rede Furnas Postos de Combustíveis, Aeromagic Balonismo e Infláveis, Art Malhas e RMS Telecom.

Comentários

comentários