Tem novidades no balonismo em Santa Maria. A programação alusiva aos 158 anos de aniversário da cidade, comemorados no próximo dia 17 de maio, promete agitar o município com dois grandes eventos. Pela sétima vez a cidade recebe o Festival Internacional de Balonismo. O evento acontece nas dependências do Parque da Jockey Clube, de 14 a 17 de maio. Junto com o Festival de Balonismo e no mesmo local os santa-marienses também poderão conferir o 1º Encontro de Paramotores. Os dois eventos têm entrada gratuita.

1º Encontro de Paramotores ocorre nos dias 14, 15 e 17 (sábado, domingo e terça-feira), sempre no início da manhã e final da tarde. Assim como no balonismo, a atividade requer área isolada do público para pouso e decolagem. O evento, além de apresentar ao público essa modalidade de voo, visa, também, promover a região como cenário ideal à prática do esporte e comemorar os 30 anos da Escola Companhia do Ar.

Junto com estas atividades os organizadores também estarão promovendo apresentações de acrobacias aéreas de parapente e saltos D-Bag. Segundo Daniel Saurin, da Escola Companhia do Ar, quem quiser participar do encontro precisa ter habilitação, equipamentos de proteção e observar o regulamento do evento quanto à segurança de voo.

O paramotor é diferente do parapente, pois movimenta-se com o auxílio de um motor, que regula as subidas e descidas do aparelho, oferecendo ao piloto mais controle na viagem. Quem quiser poderá agendar vôos durante o evento pelos telefones 8428-3217 ou 51 9981-6869.

O 1º Festival de Paramotores ocorre das 8h às 11h e das 15h às 18h no sábado (14) e domingo (15) e das 14h às 17h30 na terça (17).

Novidades na lista de pilotos

A lista de pilotos do 7º festival de balonismo de Santa Maria e 2º campeonato gaúcho de balonismo teve alguns acréscimos. Confira a relação atualizada:

Graco Magnus e Antonio Lourenço – Special shape (Pinguim)

Roberval Roza – Special shape (Bola de futebol)

Eduardo Melo – Special shape (Coração)

Eduado Cibella – FIESTA

Alessandro Taveira – FIESTA

Christian Kalousdian

Valdemir Taveira

Giovani Pompermaier

Luciano Gross

Murilo Hoffmann

Ricardo Lima

Reni Pinho

Rafael da Luz

Cristiano Almudim

Murilo Gonçalves

João Vitor Justo

Paulo Cesar Farias

Novidades nos balões de formato especial

Este ano teremos a presença de três balões de formato especial em Santa Maria. Serão eles: pinguim detetive, coração e uma bola de futebol. O balão em forma de helicóptero infelizmente não ficará pronto a tempo do festival, o que inviabilizou a sua presença.

Programação

Sábado, dia 14

7h – 1º Voo Competitivo

15h30 – 2º Voo Competitivo (Jockey Club)

20h30 – Night Glow (Jockey Club)

Domingo, dia 15

7h – 3º Voo Competitivo

15h – 4º Voo Competitivo (Jockey Club)

Segunda, dia 16

7h – 5º Voo Competitivo

15h30 – 6º Voo Competitivo (Jockey Club)

20h30   Night Glow (Jockey Club)

Terça, dia 17

7h – 7º e último Voo Competitivo

12h30 – Divulgação dos resultados

15h30 – Último Voo (Fiesta) – Jockey Club

O voo dos balões pode ser visto de vários locais da cidade, sempre a partir das 7h e das 16h, quando começam as provas. Já o tradicional e imperdível espetáculo Night Glow, como é chamado o voo cativo dos balões iluminados, acontecerá nas noites de 14 e 16 de maio (sábado e segunda), no Parque do Jockey Club.

A população está convidada a conferir as apresentações, mediante a doação de uma peça de agasalho. As doações serão revertidas à Campanha do Agasalho de 2016, com lançamento previsto para o próximo dia 12. O 7º Festival de Balonismo é promovido pela Prefeitura de Santa Maria. A realização é da Strategie Balonismo e Infláveis e Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).

Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Comentários

comentários