Festival de Balonismo em Venâncio Aires veio para ficar

0
5969

Os balões deixaram o céu de Venâncio Aires mais colorido, no fim de semana, e uma sensação de ‘quero mais’. Com um público estimado em cerca de 45 mil pessoas, de acordo com a organização do evento, o 1º Festival de Balonismo promete ficar na história da Capital Nacional do Chimarrão: foram dois dias para se emocionar, fotografar e se sentir fascinado como uma criança.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Nelsoir Battisti, o grande público comprova que a região comprou a ideia do festival em Venâncio Aires. “A avaliação que fizemos é de que já devemos pensar na próxima edição. Queremos consolidar o Festival de Balonismo como um evento anual”, garante.

Realizado pelo Jornal Folha do Mate e a Rádio Terra FM, em parceria com a Prefeitura, o evento ocorreu no Parque Municipal do Chimarrão e contou com a participação de 12 pilotos do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e São Paulo. Além dos voos competitivos, no fim da tarde de sábado, 28, e no início da manhã de domingo, 29, a Carreata Ruas de Fogo e o show Night Glow encantaram o público, na noite de sábado.

O público surpreendeu. Era isso que nós estávamos esperando. Muitas pessoas de outras cidades estão parabenizando o festival e já esperando o próximo. Esse festival veio para ficar”, Sérgio Jung, piloto venâncio-airense.

No domingo à tarde, apesar de o vento forte impedir o voo coletivo, um grande público lotou a área reservada para os voos e acompanhou os três pilotos que encararam as condições adversas para encerrar, oficialmente, o festival. “As pessoas abanavam e vibravam, enquanto esperavam para ver os voos. Foi emocionante”, define o piloto venâncio-airense Sérgio Jung, principal responsável por semear o gosto pelo balonismo em Venâncio Aires.

Segundo o piloto e diretor da Trip Balonismo, Ricardo Lima, o festival foi avaliado de forma muito positiva pelos balonistas. “Tenho certeza que voltaremos no ano que vem, com um evento ainda maior. Fomos muito bem acolhidos e, por isso, queremos voltar.”

Evento diversificado e para toda a família

Para o diretor da Folha do Mate e um dos organizadores do festival, Ricardo Silberschlag, a resposta do público, com participação acima da expectativa, mostra que o evento veio para ficar. “Acreditamos que funcionou tudo muito bem dentro da proporção que o evento tomou, porque o público superou muito o previsto. Agradecemos muito a compreensão das pessoas, que entenderam que, em alguns momentos, não foi possível voar por questão de segurança, pela velocidade do vento.”

Silberschlag ainda destaca o caráter diversificado da programação, que contou com Festival de Food Trucks e Gastronomia, feira de artesanato, exposição de carros antigos, brinquedos infláveis, Escola do Chimarrão e atrações musicais. “Tivemos o propósito de fazer um evento diferente, para toda a família, com foco na diversão e no lazer, para as pessoas aproveitarem o fim de semana no Parque do Chimarrão.”

Comunidade abraçou a ideia

O diretor da Rádio Terra FM, Bruno Uhry, ressalta a receptividade dos venâncio-airenses com o festival, os balonistas e os visitantes. “Isso ajuda a somar no evento”, considera. “Os pilotos se sentiram muito acolhidos, pois, onde iam, as pessoas mostravam interesse no evento e conversavam com eles. Inclusive, eles se hospedaram na casa de pessoas da comunidade”, comenta.

Uhry também observa a importância do Festival de Balonismo como oportunidade de Venâncio Aires fomentar o turismo. “O evento teve repercussão nacional. Isso é muito bom para a imagem da nossa cidade. Nosso papel como mídia também é divulgar a cidade e as coisas boas que tem aqui.”

FOLHA DO MATE

Comentários

comentários