Foto: Bennie Boss

Muita gente pensa que os balões “voam por voar”, mas na verdade não é bem assim. Em campeonatos e festivais as equipes participam de provas (tarefas a cumprir). E em Venâncio Aires não é diferente. São através destas provas (cada uma vale 1000 pontos) que ao final do evento, o piloto que tiver a maior somatória, se torna campeão.

Existem diversos tipos de provas de balonismo. Segundo a regra oficial da Federação Aérea Internacional – FAI – são mais de 15 tarefas, entre as virtuais (por GPS) e física (com alvo em forma de “X” em algum local determinado pela direção técnica). Vamos conhecer a seguir duas provas que acontecem no Festival de Balonismo de Venâncio Aires.

1- FLY IN

Foto: Equipe Croácia de Balonismo

Uma das provas mais tradicionais do balonismo, o fly in funciona da seguinte maneira: um alvo é escolhido pela direção técnica do festival, como por exemplo no campo do Guarani. Lá no estádio é fixado um alvo (X). Os balões devem decolar de uma distância de no mínimo 3 quilômetros do campo. O piloto que jogar a sua marca, uma fita com um saquinho de areia na ponta, mais próxima do “X” vence esta tarefa. Esta prova acontece sempre pela manhã, pois as condições do vento são mais favoráveis para a realização do fly in.

2 – CAÇA A RAPOSA

Foto: Bennie Boss

A caça a raposa costuma ser a prova mais querida do público, pois nesta tarefa os balões decolam juntos do Parque do Chimarrão, a tarde. Funciona da seguinte maneira: um balão decola primeiro, chamado de raposa. Após cinco minutos da sua decolagem, os outros balões decolam também. Vence quem pousar ou jogar a sua marca o mais perto do local onde o balão raposa pousou.

O Festival de Balonismo de Venâncio Aires vai acontecer entre os dias 15 e 17 de novembro, no Parque do Chimarrão.

A cobertura do 3º Festival de Balonismo de Venâncio Aires pelo Blog do Balonismo tem a apoio da Jung Balonismo Aventura, Farmácia Drogafarma de Venâncio Aires, JM Automóveis, a esquina dos bons negócios em Venâncio e da Construtora Monte Bello.

Comentários

comentários