A Confederação Brasileira de Balonismo deverá passar por eleição para escolha da nova diretoria em janeiro de 2015, já que completará quatro anos de mandato do atual presidente, Edson Romagnolli, que foi reeleito para o cargo em 2011. 
Processo eleitoral
A votação é aberta, podendo votar todas as federações filiadas em dia com suas obrigações. A inscrição de chapas deverá ser apresentada por pelo menos uma Filiada firmatária em pleno gozo de seus direitos Estatutários até cinco dias antes da data marcada para a Assembléia Geral Ordinária em que se dará a eleição, através de oficio firmado por todos os  integrantes da chapa, indicando o cargo a ser preenchido. O Presidente da CBB poderá elaborar o Regimento Eleitoral e, havendo dúvidas ou controvérsias no pleito eletivo, caberá à Assembléia Geral em que ocorrer o pleito, antes de efetivado o mesmo, decidir sobre a controvérsia surgida.
Assembleia geral
A Assembléia Geral, poder máximo de deliberação da CBB, é constituída pelos Presidentes efetivos e em pleno exercício das Filiadas, ou por procurador designado por estes  com poderes especiais, sendo a representação unipessoal, tendo cada Filiada direito a voto  proporcionalmente ao número de Pilotos registrados conforme segue: 
I – Até 5 (cinco) Pilotos registrados, 1 voto;
II – De 6 (seis) a 10 (dez) Pilotos registrados, 2 votos;
III – De 11 (onze) a 15 (quinze) Pilotos registrados, 3 votos;
IV – De 16 (dezesseis) a 20 (vinte) Pilotos registrados, 4 votos;
V – De 21 (vinte e um) a 25 (vinte e cinco) Pilotos registrados, 5 votos; e,
VI – 26 (vinte e seis) ou mais Pilotos registrados, 6 votos.
Candidatos
Já existe muita conversas nos bastidores sobre quem vai se candidatar ao cargo máximo do esporte no Brasil, mas, por opção deste blogueiro, somente irei divulgar os nomes quando os mesmos forem anunciados de forma oficial.
Federação Paulista
Assim como a CBB, a Federação Paulista de Balonismo também deverá passar por eleições em janeiro. O atual presidente da entidade é o piloto Celso Marcantonio.
Para saber mais
Para entender melhor como funciona a Confederação Brasileira de Balonismo, clique aqui e tenha acesso ao estatuto da entidade.

Comentários

comentários