Pensando em sanar a maior parte dos questionamentos que estamos recebendo nos últimos dias sobre o 29º Campeonato Brasileiro de Balonismo, elaboramos este post sobre o que você precisa saber sobre o evento em Piracicaba. Confira a seguir as dúvidas mais frequentes:

Qual a data do evento? O 29º Campeonato Brasileiro de Balonismo começa no dia 9 de setembro, com a chegada das equipes na cidade. O primeiro voo está previsto para o período da tarde, no mesmo dia,  a partir das 16h. O encerramento é no dia 14, com a última atividade sendo realizada pela manhã.

Qual o horário dos voos? Os balões voam duas vezes por dia. Pela manhã é necessário acordar cedo, pois a partir das 7h as equipes já estarão rodando pela cidade em busca do melhor local para decolar e cumprir as tarefas determinadas pelo diretor de prova. Ou seja, não existe um local determinado para os balões decolarem. Ano passado as equipes se encontravam no aeroclube da cidade e de lá saiam em busca dos locais de partida. Então a dica é, caso este ano se repita, se você quer acompanhar os balões de perto no período matutino cola no aeroclube e siga as camionetes. Assim que tivermos a confirmação do local de encontro das equipes iremos atualizar este post. Já no período da tarde, a partir das 16h, geralmente a decolagem é coletiva, justamente para o público poder apreciar o colorido dos balões todos juntos e mais próximos. Provavelmente a atividade neste período será realizada no aeroclube da cidade, assim como foi em 2015.

Onde fica o aeroclube de Piracicaba? O endereço do aeroclube é Avenida Comendador Pedro Morganti, s/n – Monte Alegre, Piracicaba – SP, 13400-970.

O evento é pago? Não. O evento é totalmente gratuito (não há voo de balão para o público).

Além dos balões, haverá outras atrações? Ainda não temos esta informação. Provavelmente se houver será divulgada na semana do evento.

Quero voar de balão. Como faço? O campeonato brasileiro é o evento de balonismo mais competitivo da modalidade no país. É deste evento que sai o ranking nacional de balonismo, e os melhores colocados neste ranking ganham o direito de participar do campeonato mundial, que em 2014 foi realizado em Rio Claro. Este ano o mundial vai ser no Japão, entre o final de outubro e início de novembro, com a participação de 9 brasileiros. Desta forma, os pilotos estarão muito concentrados na competição e não haverá a possibilidade de voos de balão para o público em geral. Caso haja alguma novidade atualizaremos esta postagem.

Quais as condições para o voo de balão? Para que um gigante colorido possa ganhar os céus da bela Piracicaba é preciso que o clima seja um grande parceiro. Se houver chuva ou vento muito forte, por exemplo, os balões não podem decolar por medida de segurança. Por isso, toda torcida para que São Pedro colabore e que os balões possam colorir o céu da cidade todos os dias do campeonato.

O que você precisa saber sobre o balonismo em Piracicaba

Qual a programação do evento?  A programação é a seguinte:

Dia 09 de setembro:
– 12h – Chegada das Equipes aos Hotéis
– 16h – Primeiro voo competitivo

Dia 10 de setembro até o dia 13 de setembro
– A partir das 06h/07h – voo competitivo
– a partir das 16h – voo competitivo

Dia 14 de setembro
– A partir das 06h/07h – último voo competitivo

Quem organiza o evento? A organização técnica do 29º Campeonato Brasileiro de Balonismo é da Confederação Brasileira de Balonismo – CBB. A Prefeitura de Piracicaba apoia este evento. O Blog Balonismo é apenas um meio de comunicação que divulga os eventos de balonismo do Brasil e do mundo.

Quantos balões estarão em Piracicaba? Ainda não recebemos a lista oficial, mas deverão participar do campeonato aproximadamente entre 15 e 20 balões.

Quais são as provas do balonismo? Clique aqui e conheça as provas que são disputadas em um campeonato de balonismo.

Bom galera, essas são a maioria das dúvidas que nos chegam. Caso ainda tenham algum questionamento e se eu puder responder, comenta logo abaixo que tentarei ajudar.

Comentários

comentários