O balonismo tem atraído os brasileiros que desejam aliar a prática do esporte com seus roteiros de viagens de férias. Quem gosta de se aventurar tem muitas opções de destinos no Brasil para curtir as cidades a bordo de um balão.

Os turistas podem se aventurar e experimentar a sensação de voar como se estivessem flutuando a 500 metros de altitude. À medida que o balão avança rumo às nuvens, o panorama da cidade vai tomando forma em miniatura.

A prática do balonismo no Brasil é regulamentada e fiscalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para operar esse tipo de modalidade (realizando voos panorâmicos turísticos), o piloto precisa ter registro na modalidade táxi-aéreo e ter o seu equipamento certificado.

Confira alguns destinos onde você pode viajar e até praticar balonismo:

Boituva (SP)
A cidade que fica a 122 km da capital paulista é o endereço para quem procura esportes radicais e aventura no Estado. Conhecida por ser um centro da prática de paraquedismo no Brasil, com uma dezena de escolas e, também, com o único aeroporto do país exclusivo para a prática do esporte, o Centro Nacional de Paraquedismo. É lá que os balonistas realizam voos todos os finais de semana e a algumas empresas oferecem passeios regulares, com uma hora de duração, sobrevoando fazendas, campos e cidades vizinhas.

Rio de Janeiro (RJ)
Se a Cidade Maravilhosa já encanta quem caminha pelas suas ruas, praias e morros, ver tudo isso de um balão é uma experiência inesquecível. Empresas oferecem voos pela Barra da Tijuca e Jacarepaguá e também em Campo Grande. Os passeios acontecem normalmente no início da manhã a partir das 6h30 e até às 9h30 e também à tarde, a partir das 16h30 até o pôr do sol. Nesses horários os ventos são mais amenos, próprios para voos tranquilos.

Torres (RS)
A bela cidade do litoral norte gaúcho abriga anualmente o Festival Internacional de Balonismo evento que reúne milhares de pessoas no primeiro semestre do ano no Parque do Balonismo. O lugar não poderia ser mais perfeito para um voo, com mar, rio e montanhas compondo a paisagem. Nos dias do evento, o céu fica repleto de balões com pilotos do mundo inteiro e, em terra firme, no parque, shows com músicos nacionais completam a programação.

São Lourenço (MG)
A pequena cidade mineira é famosa por seus recursos hidrominerais – o Parque das Águas é destino de muitos turistas que buscam as propriedades terapêuticas das fontes de águas minerais para relaxamento e lazer. Mas o balonismo já entrou no roteiro turístico do município com voos de uma hora realizados diariamente. Até seis pessoas podem fazer o passeio que sobrevoa as fazendas de café da região.

Chapada dos Veadeiros (GO)
O balão sobrevoa a região reconhecida pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade, tanto pela beleza da paisagem como pela fauna e flora preservadas em Goiás.

Chapada Diamantina (BA)
No coração da Bahia, a Chapada Diamantina oferece um cenário único para diversos esportes de aventura, incluindo o balonismo.

Juazeiro do Norte e Crato (CE)
Essas duas cidades do Ceará fazem parte do mais novo destino dos amantes do balonismo. Para quem deseja ver os atrativos da região do Cariri, em um ângulo de 360°, o voo de balão é a melhor opção. O passeio apelidado de “Chapadócia” remete ao famoso sobrevoo da Capadócia, na Turquia. No Ceará, os turistas conhecem os principais pontos turísticos da chapada do Araripe, onde se localiza o primeiro geoparque da América Latina.

Bonito e Gravatá (PE)
No agreste, o destino é conhecido pelas matas e cachoeiras. Realizado de setembro a maio, o voo decola do centro e passa sobre serras, fazendas e barragens. Fica mais linda vista do balão que passeia pelo agreste pernambucano, incluindo Gravatá, outro destino turístico da região.

Rio Branco (AC)
A partir de Rio Branco, no Acre, o passeio de balão revela a grandeza e biodiversidade da Floresta Amazônica e ajuda o turista a desvendar o mistério dos geoglifos. São 478 formações geométricas (quadrados, círculos, linhas e espirais) espalhadas pelo solo em 391 sítios.

Fonte: Destaque SP

Comentários

comentários