Macleitiane visitou a estrtura do parque. Foto: Antonio Rocha
Cerca de 10 balões irão colorir o céu do município, de 12 a 14 de dezembro, durante o 5º Festival Internacional de Balonismo do Pampa.

É a primeira vez que Bagé sedia o evento que nas edições anteriores era realizado em Aceguá. Ontem, à tarde, a equipe técnica do festival  visitou o parque do Gaúcho para vistoriar o local onde será realizado o evento.

De acordo com o responsável técnico e coordenador do festival e piloto, Macleitiane Ecker, o evento cresceu em número de pilotos, balões e participantes e por este motivo a produção decidiu buscar um espaço maior para a realização. O piloto ressalta que cada balonista tem uma equipe e somente nas provas que serão realizadas, há o envolvimento de mais de 70 pessoas.
Para não perder o vínculo com Aceguá, haverá uma etapa de provas naquele município no dia 11 de dezembro.  Em Bagé, haverá dois tipos de prova de precisão onde os pilotos decolam do parque para outros pontos da cidade ou pousam em uma pista estipulada pela comissão organizadora. “Por isso estamos vistoriando o parque, para ver pontos estratégicos de pouso e decolagem” observa.
Segundo Ecker o balonismo fomenta o turismo, lazer, esporte e cultura e é uma das aeronaves mais seguras apresentando poucos registros de incidente. Os pilotos possuem brevê, licença de voo e os balões têm prefixo e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Além dos balões, haverá no local, mateada, parque de alimentações, apresentações de pipas e uma apresentação noturna denominada Night Glow, que irá envolver as  aeronaves e a Orquestra Filarmônica   Da Maya. “É um show de luzes e som”, comenta o coordenador.
Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Juliano Munhóz, a prefeitura é parceira do evento e entra com a estrutura do Parque do Gaúcho. Munhóz salienta que o festival movimenta a economia local e passa integrar o calendário de eventos do município. Além disso, está programada a visita de alunos de escolas municipais que irão aprender sobre o funcionamento dos balões e como as disciplinas de matemática, física, entre outras, são utilizadas para o funcionamento das aeronaves.

Comentários

comentários