Família Kalousdian: paixão pelo balonismo passa de geração para geração (Foto: Nikolas Capp)
É difícil falar em balonismo no Brasil sem falar na família Kalousdian. Desde 1987 no esporte, os Kalousdian colecionam títulos nacionais e uma paixão que passa de geração para geração. O amor pelo esporte começou após Rubens ler uma matéria sobre a modalidade em uma revista. 
– Vi umas fotos em uma reportagem e me apaixonei de primeira. Eu me formei engenheiro civil, larguei para ser fotógrafo e depois queria virar balonista. Meus pais não gostaram muito na época, acharam que era algo passageiro, mas pelo contrário, todos acabaram entrando no esporte também – contou o heptacampeão brasileiro e um dos representantes do país no Campeonato Mundial de Balonismo, que está sendo realizado em Rio Claro, no interior de São Paulo.
Além de Rubens, a família Kalousdian estará representada no Mundial pelo filho dele, Markus, de 23 anos. Apesar de competirem pelo mesmo título, o jovem garante que não há individualismo entre os Kalousdian.
– Somos uma família e isso não muda quando estamos competindo. Não existe rivalidade entre a gente. 
Antes de tudo, o balonismo é nossa maior diversão – garantiu o piloto, que tem a opinião endossada pelo pai.
– Não temos rivalidade e nem escondemos informações um do outro. Treinamos juntos e trocamos informações sobre tudo. Apesar de ser uma competição individual, nosso trabalho é em conjunto – confirmou.
Ainda de acordo com Rubens, mais importante do que disputar a competição, é ver o filho conquistar espaço dentro do esporte e perpetuar a tradição da família Kalousdian. 
– Eu costumo brincar que ele nasceu dentro de um balão, já que desde que estava na barriga da mãe, eu os levava nos voos. É muito gratificante agora ver o aluno superando o mestre, sinal que o professor fez um bom trabalho – disse Rubens.
– No último Campeonato Brasileiro ele ficou na minha frente. Eu brinco com os outros pilotos brasileiros que agora, além de terem que me vencer, vão ter que vencer o meu filho também – completou.   
As competições acontecem entre os dias 20 e 26 de julho, nos períodos da manhã e da tarde.

Comentários

comentários